Guia de auto-estima para blogueiros que querem bombar na internet.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Sua marca na internet


O que são mídias sociais?

Mídias sociais são todos os meios em que pessoas comuns podem se expressar e falar o que bem entendem. Exemplos: orkut, youtube, twitter, secondlife e o caralho a 4.

Quem participa das mídias sociais são pessoas comuns, como eu e vc.

Isso quer dizer que uma marca, se ela não tiver a capacidade de se tornar algo personalizado na internet, não vai conseguir muito resultado.

Se sua marca fosse uma pessoa quem ela seria? Que piadas contaria? Que blogs indicaria? Que comunidade do orkut entraria? Que vídeo no youtube assistiria ou postaria?

É isso, simplicidade.

Enquanto as marcas forem confusas e complexas não há lugar para elas nas mídias sociais.

E aí entra o assunto dos virais. Virais são vídeos que fazem referência à sua marca, mas eles não a mostram. O viral perfeito é aquele que ninguém desconfia que seja viral. Aí sim as pessoas assistirão. Se no final a marca for mostrada, as pessoas se sentirão ludibriadas.

Mas no final, adianta então fazer um blog corporativo?
Claro que adianta! Desde que vc leia os comentários dos seus consumidores, que vc proponha mudanças se elas forem solicitadas, que vc preste atenção nas soluções que os próprios consumidores propõem.

É isso, simplicidade de novo. Como se fosse um blog pessoal em que sua marca é uma pessoa. Faça com que ela se pareça mais interessante o possível. Torne-a alguém agradável, com quem o consumidor gosta de se comunicar. E então vc tem a internet em suas mãos, em conseqüência vc tem a solução para qualquer problema que sua empresa enfrentar.

Nenhum comentário: